Bossa Nova + Funk


Eu não acredito muito em gênero/música imaculada não, às vezes uma mistura não ficou muito legal ainda porque falta tentar mais. Bossa nova e funk por exemplo tem tudo a ver.




Se não me engano o Mr. Catra foi o primeiro a dar uma aula da junção.





"Uma Mamada De Manhã" é uma paródia que nasce com personalidade de música autoral, tipo "Qual É A Senha Do Wi-Fi" do Whindersson Nunes que quase ninguém lembra que a Adele cantou essa melodia antes.





De outra geração do funk vem o Mc Smith com "Sou Apaixonado Nessa Puta", que, num só fonograma, traz 2 arranjos diferentes pra mesma composição. Tem a versão light Dennis Dj também, mas pessoalmente acho a original mais memorável.




No mesmo caminho tem Dj Byano e Mc Luizinho com a "Bixo Solto Da Chatuba". Ela começa com uma dessas versões Bossa Lounge de No Doubt e depois recorta o violão seguindo o beat de um jeito que é impossível ficar parado. Essa ref é boa pro Will.I.Am recortar música brasileira na nonagésima vez que ele quiser fazer isso. Mas Will, se for fazer chama o Byano pro ISRC, por favor.

Mas é isso, depois do brasileiro mostrar por A+B que suas maiores músicas pra exportação funcionam bem juntas sempre chega a vez do gringo fazer fortunas em cima. Pelo menos esse gringo do exemplo aqui de baixo foi esperto e chamou um dos Papas do negócio pra estar junto. E vou te dizer que me surpreendeu nesse feat, admirei bastante a escolha.





C.Tagana, é aquele que eu não sabia muito sobre e descobri que é um ex da Rosalía. O casal não existe mais, não sei por quais motivos, mas dando um google tem na internet um Leo Dinhas em espanhol explicando pra quem quiser saber.

O que a gente tira de lição aqui? Eu pessoalmente tiro que se você quiser fazer versãozinha ironizando algum gênero, você vai se fuder para lá. Versão de funk em bossa nova no palco de stand up comedy eu rechaço veementemente. Agora se eu, subjetivamente, sentir que você fez porque acha legal, vou te colocar na minha playlist gerando assim milhões de streams pra você.

PS: Como uma curiosidade/carteirada, sabe quem ajudou a licenciar esse sample de 'essa mina é um perigo', trazendo riquezas para o Brasil? O escritório Mundão/Fuleragem, capitaneado por Dago Donato & André de Paula Paste. Mas isso é assunto pra mesa de bar, quando a pandemia acabar.