"Samara", o grande sucesso do Forró de Teclado




Música que tem como título nome próprio não é lá uma novidade, mas vez ou outra a onda volta com tudo e fica mais evidente. Esse recurso não é exclusividade de nenhum gênero, vide "Amélia" de Ataulfo Alves e Mário Lago, "Ana Julia" dos Los Hermanos e "Domingas" do Jorge Ben dentre outras 300 bilhões de composições assim.

Mas se tem um gênero que tá espremendo até o último bagaço dessa laranja na atualidade é o Forró de Teclado. Desde "Rita", a "Letícia", "Edilene" e "Edinalva", tem mais nome próprio em título de canções do que naquelas latinhas da coca-cola.

Eu tenho minhas preferidas da atualidade que vou listar em outro post, mas queria aqui, na base do achismo, apontar um precursor nessa coisa toda: o compositor João Silveira da Banda Forró Perfeito, autor de "Samara".





"Samara" é dessas canções presentes em 97% dos repertórios dos bailões de forró. Assim como o cantor sertanejo não consegue escapar de cantar "Evidências", e o de reggae em algum momento vai ter que cantar "Three Little Birds", o facilitador do Forró de Teclado tem que ter "Samara" na ponta da língua porque em algum momento essa vai ser pedida.




João Silveira conta que seu hit veio inspirado na canção "Carla" do LS Jack, que já tinha sua versão em forró presente nos repertórios dos bailes pelo Brasil.




Para título ele escolheu "Samara", nome de sua ex-companheira de Forró Perfeito, a cantora e fisioterapeuta Samara Silveira. Pegando como base a escala de fá sustenido de "Gatinha Veneno", que ele havia acabado de compor, deu vida então a "Samara". Simples assim.

Recentemente Os Barões da Pisadinha, os Paraninfos da Turma 2020/2021 do Forró de Teclado, gravaram em parceria com Gleydson Gavião esse hit e promete fazer perdurar ainda mais a longevidade de "Samara" na música brasileira.