Rádio Mania, a Tiny Desk Concert 100% carioca
Eu sou um grande fã do Tiny Desk Concert da NPR. Já descobri diversos artistas ali e ouvi outros tantos que adoro cantando na "mesa dos jornalistas". O som é sempre impecável. Apresentações nas dependências de rádios são comuns em todos os 4 cantos do planeta, mas eu, que sou fã de "traçar um paralelo", considero os estúdios da Rádio Mania uma alternativa brasileira à rádio americana. A programação é um pouco focada no samba/pagode, mas diversos artistas de outros gêneros já se apresentaram por lá, como Filipe Ret, Jota Quest e Claudia Leitte.
Abaixo eu listo os meus concertos preferidos da emissora de Niterói.
Espero que lhes agrade.
Xande de Pilares - Clareou
Essa é sem dúvida nenhuma a que mais me emociona. Minha música religiosa preferida. Meu livro de autoajuda favorito. A voz do Xande de Pilares tem poder de cura nessa. No final da música ele ainda pede 'uma salva de palmas pra vida'... Coisa linda demais.
Jorge Aragão - Identidade
Essa música é uma aula. É pra ouvir se arrepiar e aprender e aí reouvir se arrepiar de novo e aprender mais e assim ad eternum. Nessa também dá pra sentir a excelência técnica do estúdio da Rádio Mania. A captação do solo de Nenê Brown não perde em nada prum DVD de Beyoncé, Coldplay, U2 etc...
Reinaldo - É D'Oxúm
O saudoso Príncipe cantando esse sucesso maravilhoso de Gerônimo traz paz. Hino.
Alexandre Pires - É Bom Demais
Dois violões, um sintetizador e A voz. É a famosa formação para show promocional que dá gostinho de quero mais. É muito compreensível o George W. Bush ter se apaixonado perdidamente por esse homem.
Anitta - Blá Blá Blá
A Anitta da separação silábica certeira é a minha Anitta preferida. Essa deve ter sido a terceira ou quarta apresentação dela na Rádio Mania, e é possível perceber com clareza a transição de Anitta para Anira. Gosto demais dessa apresentação.
Ludmilla - Fala Mal de Mim
Intro com saxofone, improvisação, harmonização, bateria acústica e sample do beatbox. É difícil tudo isso funcionar junto mas funciona bem demais. Tudo isso guiado pela voz abençoada de Ludmilla.
Marquynhos Sensação - Coral de Anjos
Imagina nascer com essa voz? Eu nem sei o que eu faria se tivesse essa sorte. No coral de anjos o Marquynhos é solista.
Belo - Coleção
1 minuto e 57 segundos de emoção à flor da pele. Essa eu decorei ipsis litteris com a vinhetinha e tudo:
sei que você gosta de brincar
RÁDIO MANIA
de amores...
mas ó, comigo
ESPECIAL
nãão
João Martins - Lendas da Mata
Sendo bem sincero, essa não é a melhor gravação dessa música não, mas é que essa música é boa demais! Aí até uma gravação que não é 100% arrepia.
Zeca, Arlindo e Aragão - Ogum / Meu Lugar / Tendência
Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti, ao vivo no estúdio da Rádio Mania.
Ferrugem - Som do Tambor
A primeira vez que ouvi o Ferrugem foi nesse especial da Rádio Mania. Além de tudo é uma baita ferramenta de pesquisa. Essa música é linda demais.
Bom Gosto - Patricinha do Olho Azul
O sucesso do, outrora rapper automotivo, Mag, é um estouro. A paradinha no começo pegou de surpresa todos os espectadores que estavam abarrotando o estúdio da Rádio Mania. Amei!
Revelação - Velocidade da Luz
Registro histórico de uma das maiores composições feitas em língua portuguesa, gravada pela única formação possível do Grupo Revelação. 11 anos atrás o estúdio da Rádio Mania ainda não tinha a tecnologia de hoje mas a captação já era muito boa.
Seu Jorge - Tive Razão
Eu amo essa música do Seu Jorge. O cavaquinho do Pretinho da Serrinha devia ser tombado como patrimônio imaterial do Brasil.
Tati Quebra Barraco e Grupo Tudo Bem - Alma Limpa
A canção não chegou a estourar, mas me marcou profundamente desde a primeira vez que ouvi. Tati Quebra Barraco fazendo um rap com o flow do Sampa Crew e o Grupo Tudo Bem soltando o refrão no pagode combinaram demais.
Pixote - Nem de Graça
Além de tudo, a Rádio Mania é um importante passo pra conquistar o Rio de Janeiro. Os paulistanos do Pixote sabem disso e batem ponto lá.
Vou Pro Sereno - Oya | Tô a Bangu | Identidade / Singelo Menestrel
Que banda é o Vou Pro Sereno, exímios músicos. Sou abstêmio mas me senti entorpecido por uma Brahma extremamente gelada com esse medley.
Péricles - Melhor Eu Ir
Pericles, a voz abençoada, é uma unanimidade. Como diz um dos comentarios ali no youtube: "O ex-barbeiro de Santo André que ganhou o Brasil com sua voz!". Que continue sempre assim.