A Pisadinha E A Renda Básica De Cidadania


No início de 2021 uma grande polêmica voltou a invadir a comunidade dos músicos brasileiros. Trago pra vocês bem en passant a polêmica e mais importante de tudo, lhes trago a solução.



Tudo começou quando começaram a julgar a qualidade das produções de Dj Ivis, diretor musical responsável por muitas produções de sucesso de Xand Avião, Zé Vaqueiro, dentre outros.

Quando Dj Ivis respondeu às críticas e o assunto tomou maiores proporções, Jorge Mackflay, ex-trombonista do Aviões do Forró e atual Presidente da Associação dos Músicos do Ceará corroborou com a crítica e trouxe a tona outra questão: Com a invasão do piseiro, gênero que pode ser todo executado apenas por uma pessoa, o mercado de trabalho para músicos de forró pode colapsar?

Se anteriormente uma banda de forró estilizado contaria com trio de metais, sanfoneiro, baixista, guitarrista, baterista, percussionista, entre outros músicos, hoje, deixando de lado a questão estética, ela pode ser executada apenas por um tecladista.

É uma discussão muito válida, mas que envolve questões estéticas e de gêneros musicais que não seriam facilmente solucionadas por mim, eu só quero é rosetar. A solução que trago é um pouco mais macro. Talvez extremamente mais macro: 

Eu convido os colegas músicos de todo o Brasil para lutar a favor da Renda Básica de Cidadania. 



A Renda Básica de Cidadania é um pagamento periódico e incondicional que o Estado faz a todos os seus cidadãos. Sua função, além de diminuir a desigualdade social, é compensar as consequências da automação, que vêm diminuindo as vagas de trabalho.

É aí que entra o seu lado, meu amigo músico. Se sua banda toda foi trocada por um tecladista nessa leva do piseiro, caso a Renda Básica de Cidadania seja implementada, você fica sem emprego mas não fica sem o pirão. É claro que estou sendo extremamente simplista e provavelmente equivocado em muitos pontos, mas você que é interessado vai ler mais sobre a Renda Básica de Cidadania aqui, aqui e aqui, e vai se tornar um aliado nessa luta.