O Cego E Três Aleijados




Anos atrás, Pepe Moreno, conhecido como O Cantor Do Risca Faca, nos apresentou em seu videoclipe "O Cego e Três Aleijados" um pouco da dura realidade de uma família de Macaúbas, no interior da Bahia. A música foi lançada e creditada a Pepe Moreno, mas é interpretada pelo "Cego", que conta toda sua situação. Pepe acompanha o relato no videoclipe.





Caso não tenha assistido ao clipe acima, a história é a seguinte: dois primos, dentre eles o homem cego, se casaram e tiveram 3 filhos. Os filhos, fãs de Pepe Moreno, nasceram com dificuldades motoras. Há pouca, quase nenhuma estrutura para lidar com as especificidades das crianças retratadas. O homem vê em Pepe Moreno a esperança de ter sua vida mudada. Pede que Pepe filme e o coloque na televisão. Toda narrativa é muito forte e a ao menos 9 anos, data do mais antigo upload do clipe no youtube, gera muitos e muitos comentários sensibilizados com a história.





A questão é, a história que ainda comove o Brasil é fictícia.




Os 3 meninos, dois irmãos e um primo, são de Macaúbas. Em um outro vídeo no youtube é possível ver uma ação conjunta que foi feita para ajudar a família.





O homem que relata a história não é pai das crianças, é o cantor Marcos Nava, de Goiânia-GO. Na época Marcos formava dupla com sua irmã Luciana, e hoje segue em carreira solo.





Ai você me pergunta, é necessário um disclaimer no vídeo? O que Pepe faz é arte ou fake news? O artista precisa explicar sua arte? Ser ficção muda seu compadecimento?

Você está julgando tudo isso? Claro que estou! Só que vou julgar daqui sem escrever nenhuma das minhas convicções e jogá-las na cova dos leões (a internet). Para estar confortável em fazer isso eu teria que ler muito, mas muito mais sobre tudo. O melhor que fiz foi ver esse vídeo aqui do @orathiago. No entanto, eu escolhi esperar, e apenas apresentar a questão. Fique aí à vontade para fazer o que você quiser com isso. Da minha parte, insisto, eu só quero é rosetar