AS MELHORES DE 2020
Selecionadas Pelo Seu Amigo André Paste
2020 foi o ano que eu ouvi música mais do que qualquer outra coisa. Mais do que comi, mas do que dormi etc. Só que também foi o ano que eu menos organizei as músicas que ouvi. Ouvi no freestyle. Não baixei e fiz pastinha, não fiz playlist, não gravei CD... Aí que veio a ideia de juntar melhor o que tenho ouvido e gostado nesse site aqui. Em 2021 eu pretendo semanalmente montar uma listinha de músicas que ouvi e gostei a ponto de salvar num lugar preu recorrer quando eu precisar lembrar depois.
Abaixo uma listinha desordenada de músicas que eu consegui lembrar. Se eu lembrar de outras que ficaram faltando eu vou apenas lamentar muito, porque não vou mais editar esse post aqui não.
Um fraterno abraço, com o desejo de que seu novo ano seja maravilhoso,
do seu amigo,
André Paste
Rosalía - Dolerme
Pandemia no comecinho, medo do desconhecido estralando, aí vem a Rosalinha e lança essa com esse violãozinho show + auto-tune na medida. Conquistou meu coração demais.
Bon Iver - AUATC
Música tranquilinha que parece trilha de filme das fabulas de esopo. Ouvi bem quando lançou, depois esqueci e tô ouvindo agora de novo.
Vytinho NG feat. MC Bianca - Tudo no Sigilo
Eu ouvi essa no intervalo da Rede Record de televisão. A emissora que se mantem em grande parte com dinheiro da Igreja Universal. Massa né? Sexo, Drogas e Oração.
Rosalía & Travis Scott - TKN
Duas das pessoas mais bonitas do planeta Terra envolvidos numa só canção. Tive uma fase bem intensa de Rosalía na quarentena. Esses clipes cheio de coisinha também ajudam bastante na experiencia da música.
Four Tet - Teenage Birdsong
Eu não sei meditar não, mas acho que se eu meditasse o efeito ia ser parecido com o que eu sinto ouvindo essa música. O Kieran é o bichão dos timbres mesmo.
C. Tangana - Nunca Estoy
Sei nada do C. Tangana, mas gosto bem do jeito que ele usa os beats de funk nas músicas dele. Essa pintou bastante quando dava play aleatorio na biblioteca aqui.
Lina_Raül Refree - Cuidei que Tinha Morrido
Eu tinha antipatia de fado até ouvir essa no blog do GG Albuquerque. Que discão.
Zé Felipe - Só Tem Eu
Meu segundo filho do Leonardo preferido (perdendo pro Pedro Leonardo) fez essa bregadeira gostosa demais. Na quarentena essas músicas de dançar chorando tiveram muita vazão aqui comigo.
João Martins - Lendas da Mata
Essa gravação é de 2016, mas como aqui o unico parametro que importa é minha experiencia própria eu quis inclui-la. Conheci essa num Tik Tok de um grupo de jovens fazendo cover. Esse banjo ai só não mexe com quem já partiu dessa pra uma pior.
Duval Timothy - Hairs
Os dedos abençoados de Duval Timothy nos trouxe esse disco de piano bom demais. Eu particularmente ouvi de olhinho fechado e sugiro a experiencia.
Maverick Sabre - Slow Down Feat. Jorja Smith (Slow Motion & Vintage Culture Official Remix)
Essa é aquela pra fazer uso da frase "Eu Não Mando No Meu Coração". Sempre fui contra esse deep house brasileiro, mas quando recebi esse video no whatsapp acabei ouvindo umas 30 vezes sem parar.
Caribou - Sunny's Time
Meu disco favorito do ano e consequentemente o que mais ouvi.
Pabllo Vittar - Rajadão
A Pabllo é show. A Pabllo é dez.
WizKid & Damian Marley - Blessed
Outro disco que ouvi pra danar. Taí um show que eu gostaria de ver depois que a vacina nos abençoar.
MC Rogerinho - Só Você
Se eu fosse contratado pra ser curador de atrações que deveriam se apresentar na posse de Joe Biden e Kamala Harris eu escalaria Mc Rogerinho pra cantar "Só Você" com certeza, não me perguntem o motivo porque eu não sei explicar.
Japinha & Conde do Forró - Romance Desapegado
O andamento mais de boa, o synth que o Luan Santana tinha usado em "Eu, Você, o Mar e Ela" e toda vez me surpreende, a voz deliciosa... Eu gosto demais dessa música.
Thundercat - Fair Chance (feat. Ty Dolla $ign & Lil B)
Música de baixista normalmente me pega de primeira. Foi o caso dessa também.
Kevin O Chris - BPM 170
Se não me engano essa saiu perto do disco da Lady Gaga, o que me fez pensar que se o Kevin O Chris tivesse produzido o disco da Lady Gaga a gente teria uma nova Epidemia da Dança. O que não seria muito legal, já tá demorando a vacina pro corona, imagina o quanto ia demorar uma vacina pra dança.
Bad Bunny - Yo Perreo Sola
Nos 45 do segundo tempo eu abri meus ouvidos pro Bad Bunny. Gostei demais. Eu gosto mais da parte da mocinha que canta no começo e não tem o nome nos creditos do que da parte dele. Tomara que ela ao menos esteja arrecadando um bom ECAD e possa trocar de carro ano que vem. Mas em geral é um musicão pra ficar feliz.
Kyan e Dfideliz - Preto e Dinheiro (Prod. Mu540)
Três dos melhores que nos temos, juntos numa só. Se você ainda não conhece o Kyan eu sugiro que corra atrás do prejuizo. Craque.
MC Jacaré - Comprei um Lança
Ó Jacaré, Jacaré. Deve ter uns 3 anos que esses funks com harmonia no pianinho me pegam demais. Tem pelo menos um por ano na minha lista de preferidos.
MC Lipi & Mc Dricka - Como Se Tá Maravilhosa
Ó o Berimbau lá!
Zé Vaqueiro - Tenho Medo
Eu ouvi mais essa música do que minha propria voz em 2020. Amo de paixão.
Shabaka And The Ancestors - The Coming Of The Strange Ones
Eu transcendo, tu transcendes, nós transcendemos etc e tal. Esse segundo disco deles me pegou de jeito.
DJ GBR - Rave da Sirene
Não vejo a hora de ouvir essa numa pista com estrobo e atacar a labirintite que não tenho.
Mammane Sanni Abdoulaye – Samari Da Yan Matan
Mais uma vez eu burlo o parametro da data por mim mesmo estabelecido. Ouvi muito mais isso do que o último da Dua Lipa, dentre vários outros lançamentos do ano, então seria injusto da minha parte não coloca-lo aqui. Não que eu me importe em ser injusto em listinha de música.
Devendra Banhart - Vast Ovoid
Se você me perguntar se eu gosto de Devendra Banhart eu só vou lembrar que ele é amigo dos Los Hermanos e tem aquela música "Mi Negrita" que eu gosto. Mas em geral eu não diria que gosto não.
Lido Pimienta - Te Queria
Que disco foda a Lido Pimieta fez. Mais uma que tá na lista de shows que eu gostaria de ver depois que a vacinha nos picar.
Silva - Não Sei Rezar
Eu gosto de tudo nessa música do meu amigo pessoal, Silva. Já chorei ouvindo, mas não conta pra ninguém.
Preto Show feat. Mc Rita & Dj Batata - Lua
Eu sou completamente apaixonado pela voz da Mc Rita. Gosto e apoio tudo que ela faz. É a minha artista brasileira preferida da última decada.
Milton Nascimento e Criolo feat. Amaro Freitas - Não Existe Amor em SP
2020 foi o ano do piano na minha vida. Amaro Freitas matou a pau nessa. Se eu fizesse um filme com Deus de personagem ia orçar o Milton Nascimento pra colocar a voz no personagem.
Os Barões da Pisadinha - Tá Rocheda
Na minha lista de 2020 tem Os Barões da Pisadinha sim! Espero que ano que vem a pisadinha continue estourada no Brasil. Quero ter a oportunidade de passar vergonha em publico tentando dançar o piseiro e falhando miseravelmente.
FBC & VHOOR - De Kenner
Esse beat meus amigos. Ansioso por mais Volt Mix de BH.
MC Dukenny, Biel do Furduncinho & Samrio - Só Pitbull de Raça (Faixa de Ouro)
Essa melodia me pegou demais meu irmãozinho. Não sei transformar em palavras o efeito que essa música me traz não. Só sei que eu gostei demais!
Acid Attack - Afriquoi
Dá o play e aproveita meu amigo!
Kali Uchis, Rico Nasty – Aquí Yo Mando
Ouvi sem querer e ai ouvi de novo e continuei ouvindo mais vezes.
A Travestis - Desce Viado
2021 é o ano d'A Travestis. Além de ter um dos meus refrões favoritos do ano, tem uma capa maravilhosa demais.
Against All Logic - Fantasy
Tem lógica um negocio desses? Fantasia pura.
Kiko Dinucci & Juçara Marçal - Gurufim
Assim como disco de piano, eu também amo muito disco de violão. Primeiro trabalho do Kiko Dinucci que eu ouvi do começo ao fim com atenção.
Banda NA2 - Guerra Bundial
É de uma infelicidade tremenda não termos carnaval no periodo tradicional em 2021. Essa aqui é daquelas que só não ganha o Trofeu Band Folia porque o mundo é injusto mesmo.
TAINY, DaniLeigh, Kris Floyd - FALTA
O Tainy é uma especie de Dj Perera deles. Bota a mão faz hit, impressionante. Gostei muito dessa.
Ryan, Kevin, Rick, IG, Brisola, Davi, Dfideliz, Dricka, VK, Brinquedo e Paulin - Revoada do Tubarão
Todos os reis do storytelling do funk numa só música. Melhor curta-metragem que vi esse ano.