O Que Juliana Bonde E O MBL Tem Em Comum?




Quem sou eu pra afirmar alguma coisa, mas se eu pudesse supor, suporia que ambos seguem a mesma cartilha de divulgação do trabalho.

Começamos pelo MBL. Em matéria da Veja, o jornalista Eduardo Gonçalves, diz que a alma do MBL é Ryan Holiday, autor de "Acredite, Estou Mentindo — Confissões de um Manipulador das Mídias". No livro Ryan diz como fez muita grana plantando notícias e manipulando informações em prol de suas causas. Confira trecho da matéria que explica na prática como funciona o esquema do gringo:

O maior dos feitos de Ryan Holiday foi popularizar o filme I Hope They Serve Beer in Hell (Espero que Sirvam Cerveja no Inferno), de seu amigo Tucker Max. O longa pregava ideias misóginas e tinha tudo para passar despercebido. Para evitar que o filme fosse silenciosamente ignorado, Holiday primeiro espalhou cartazes pela cidade de Los Angeles. Em seguida, vandalizou-os com fita adesiva. Aí, fotografou as imagens do falso “vandalismo” e as enviou para jornalistas. Nas semanas seguintes, a notícia da depredação dos cartazes estava nas páginas impressas e virtuais dos principais jornais americanos. Todos caíram na balela feito patos. A repercussão chamou a atenção de feministas, que saíram às ruas, desta vez de verdade, para protestar contra o longa. Em poucas semanas, o filme, de orçamento baixíssimo, era debatido e visto nos Estados Unidos.

Tendo conhecimento da mecânica do gringo vamos a um video polêmico do Canal Verdades Secretas no youtube que diz que Juliana Bonde é 'sapatão'.





Mas quem pode afirmar que esse vídeo tem ligação com Juliana Bonde? Eu não posso, mas o trabalho investigativo do canal BONDE22 traz indicios de que o narrador do vídeo, que teve a voz digitalmente alterada é DJ Maluco.





Edivaldo Ferreira de Oliveira, conhecido pelo nome de DJ Maluco é empresário, e segundo outro vídeo do canal BONDE22, é também marido de Juliana Bonde. Ele, junto de atriz, seria responsável por 50% da composição da personagem Juliana Bonde e também por sua estratégia de divulgação online. Estratégia essa que se assemelha muitas vezes à estratégia de Ryan Holiday.