Força Estranha




Em um intenso trabalho de pesquisa e investigação, o blog fuleragem.org traz até você, leitor querido, uma #listinha com as melhores versões de "Força Estranha", uma das maiores composições em língua portuguesa de todos os tempos. O critério aqui, como em todo este blog foi: o gosto pessoal e intransferível do seu amigo André Paste. Peço a gentileza de não me sugerirem que acrescente a versão de Rodrigo Faro & Elba Ramalho aqui. Fique à vontade pra discordar aí da sua casa. 



Leonardo, Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano



A força d'Os Amigos ajudando Leonardo a seguir cantando poucos dias após a morte de Leandro é emocionante cum força. Quando o Chitãozinho começa com o "Tamanha..." é pra embargar qualquer um.



Igor Kannário



Kannário, o Príncipe do Gueto, abriu seu show na Super Chopada 2014 com essa e bastante microfonia. Quando no refrão entra a batucada do pagodão dá pra sentir que é absolutamente "tudo nosso e nada deles". Daqui pra frente se me perguntarem que compôs "Força Estranha" eu vou dizer que ACHO que foi o Igor Kannário.  



Gal Costa



Essa versão voz & violão no Especial Maria da Graça Costa Penna Burgos é só mais um demonstrativo de que a voz de Maria da Graça Costa Penna Burgos é um dos maiores patrimônios que nós temos.



Joelma



A versão de Joelma é audiovisual, funciona melhor com o suporte performático de seu show. Entrar no palco encapuzada e ir se despindo do que a encobre é muito emblemático. Emendar com "Cavalo Manco" é coisa de quem sabe exatamente o que está fazendo e merece estar onde está.  



Roberto Carlos feat. Anitta



Roberto não entraria na lista, ele é hour concour, o muso inspirador da música, mas essa curta versão com piadas da Tatá Werneck e feat com Anitta é bom demais.



Grupo Raça



A dramaticidade dessa música é boa demais pra pagode mesmo. A do Diogo Nogueira é legal também. Devia ter mais.



Bartô Galeno



Bonita homenagem de Bartô Galeno cantando o Rei. Fico no aguardo do Rei cantando Bartô Galeno.



Padre Antônio Maria feat. Alexandre Pires



Um padre cantando essa dá um gostoso gostinho sobrenatural pra música. A força aqui você sabe de Quem é. A voz abençoada do Alexandre Pires faz até o ateu acreditar no Nosso Senhor Jesus Cristo.



Bruno & Marrone



Como de costume Bruno rasga a voz. Dava pra ele disputar a Olimpíada de cantor cantando essa.



Caetano Veloso



O suprassumo do Caetano nos anos 2000, com violão vazado, calça jeans e banda Cê. Outra versão que não deveria estar aqui, pois tão hour concour quanto o outro ali, mas sempre gosto de ouvir o compositor cantar a própria, fico tentando captar micro expressões para supor histórias.



Cauby Peixoto



Cauby being Cauby. Toda a personalidade da voz de Cauby Peixoto a serviço desta canção.



Lafayette



Há quem diga que a letra de "Força Estranha" é o carro-chefe, mas essa versão instrumental de Lafayette emociona sem usar nenhuma palavra.  



Rosa Passos



Rosa Passos é gigante! Interpretação magnífica.