Bolofofos & Tropkillaz




Numa vida passada, acredite se quiser, eu dei algumas palestras pelo Brasil. Para contextualizar um pouco quem eu sou (ou era) eu contava que aos 13, 14 anos troquei o FIFA 2002 pelo Ableton Live. Troquei meu tempo de ócio no vídeo-game por algumas várias horas num software de produção musical. Pra mim que até pouquíssimo tempo atrás não tinha informação nenhuma sobre teoria musical a lógica entre joguinho e fazer música era a mesma. A ideia era combinar pedaços diversos de música para fazer uma outra música. Daí que comecei com o lance do mashup. Só que para colocar legalmente um mashup pra monetizar no YouTube/Spotify etc eu precisaria conseguir bilhões de autorizações. É inviável. Já produzi mashups para uma grande corporação que não foi legalmente ao ar porque o corpo jurídico dessa GRANDE corporação não conseguiu autorização dos envolvidos.

Mas hoje em dia, graças ao Papai do Céu tem muitas facilidades pra brincar assim.





Uma dessas facilidades é o Splice. O Splice é uma biblioteca em que você adquire e troca créditos por samples (pedaços/elementos de música) que podem ser usados como você bem entender, livre de royalties. Muitos produtores fodões produzem pacotes de samples para serem comercializados por lá. Boi-1da, BADSISTA, WondaGurl, KSHMR etc etc etc. Um desses produtores fodões é o Tropkillaz.




Eu, antes de qualquer atividade que exerço no mundo, sou tio. Tio da Luana de 3 anos. É a função que eu e Suzana, minha noiva, mais nos dedicamos a ser. Dia desses Suzana me mostrou um pouco do que bomba no YouTube da Luana. Dentre várias coisas tinha o Bolofofo, que é uma atração tipo um Gorillaz, Galinha Pintadinha, muito legal.





O Bolofofo tem a música "Domingo Abacaxi Flamingo" com 120.754.776 visualizações. Numa matemática rápida você consegue saber que essa canção rendeu uma boa grana pra eles. E a música foi construída em cima de um sample de um pack do Tropkillaz no Splice.




Esse texto todo pra te mostrar que hoje em dia, mesmo sem saber o que é Do Ré Mi Fá Sol Lá Si, ou saber fazer Day Trade na XP Investimentos, com uma boa ideia na cabeça dá pra monetizar legal brincando de montar pecinha musical.